Hoje, a expressão ” excursão ou Intercâmbio escolar” noutro nível, torna-se vulgar e frequente na teoria, na sua prática os protagonista vem desvirtuando esse componente extremamente salutar no processo de ensino- aprendizagem.
O que são excursões escolares?
As Excursões Escolares são viagens realizadas com principal interesse pedagógico. O objetivo é reafirmar o aprendizado em sala de aula, promover maior interação entre teoria e prática, estimular as relações sociais entre os alunos e expandir seu conhecimento cultural e visão de mundo.
As escolas organizadas, nas excursões escolares produzem livros para as temáticas investigativas.
Este que assisto hoje, pode ser outra coisa, para além da ” Excursão Escolar”: acampamento sem regras; docentes dormindo com alunas/estudantes; crianças de menor idade nas atividades toda a noite, não há recolher obrigatório; propirias escolas não constituem uma comissão da redação para produção de obra investigativa; em muitas circunstâncias as (ditas) excursões escolares não constam nos programas letivos / académicos, apenas aparecem espontaneamente.
Que justificação a Direção duma escola tem para explicar a interrupção das aulas, quase uma semana só porque há excursão escolar fora de programa letivo?
A não ser sustentar os vícios ( prostituições), fomentar o abuso sexual e delinquência…
Urge a necessidade de por “ponto nos ís”. Aqui entra o trabalho da ( dita) inspeção escolar, cuja pessoas na caducidade científica, não apenas, gente sem meios, pior de tudo, politizadas.
Se a inspeção ecolar não exige realizações das atividades fora dos programas letivos, que tipo de intercâmbios e que ressultados a sociedade espera dos seus educandos? Atenção! Não confundir com atividades extra-curricular.
Mesmo essas, devem constar no programa de atividades ressultante do programa do ano letivo entregue as entidades educativas.
Por: Mamandin Indjai – RTB
Banco Mundial aprova financiamento de 20 milhões de dólares para fortalecer saúde, educação e serviços sociais na Guiné-Bissau
Em 15 de janeiro de 2025, o Banco Mundial aprovou um projeto de US$ 20 milhões destinado a fortalecer os setores de saúde, educação e serviços sociais na Guiné-Bissau. Este financiamento busca melhorar a prestação de serviços essenciais e promover o desenvolvimento...
0 Comments