O Selecionador Nacional da Luta Livre da Guiné-Bissau, garante um combate positivo por parte dos lutadores guineenses no combate de 08 e 10 de Agosto na modalidade da Luta Livre nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Falando ao enviado especial da RDN, a Paris-França, da qual a Redacção Desportiva da Rádio TV Bantaba teve acesso esta quarta-feira, Augusto Midana, prevê concentração máxima, coragem e confiança no seu atleta Diamantino Iuna Fafe que entra na competição esta quinta-feira.
“Na verdade os Atletas como dia de hoje, para logo competir amanhã por vezes reduz o nível da concentração e não tiver coragem nada acaba por fazer durante a competição, e, em muitas das vezes fica na mente uma representação positiva para o país a não ser que os guineenses começam logo a pensar no teu resultado, ainda que vinha a ser negativa, começam a comentar mal com relação ao seu performance, contudo aguarda um bom resultado de amanhã (quinta-feira) ”, disse.
O Seleccionador Nacional da Luta Livre, Augusto Midana, que manifestou ainda algumas dificuldades que os atletas guineenses, estão a enfrentar mas promete melhora-las com mais treinos.
“Vi neles (Diamantino Iuna Fafe e Bacar Ndum), entusiasmo e prontidão em combater, porque o Diamantino Iuna Fafe, tem já experiencias nessas andanças por ter andado em vários países para combater, e não tenho grande dúvida nele, simplesmente ando a fazer trabalhos de melhoria da sua performance” advertiu.
Augusto Midana, enquanto referiu que a única duvida que tem é no atleta Bacar Ndum, lamentando a dificuldade que apresenta principalmente na defesa de Chão, da qual disse apresentar grande dificuldades para os atletas.
“A defesa de chão é quando alguém passa-lhe por detrás querendo dar lhe um giro para ganhar dois pontos, e ou quando lhe traz de cima para baixo e ganhar mais dois pontos evitando que volte o a girar te, porque se conseguir girar-te pelas costas poderá alcançar mais dois pontos; é por isso, que os atletas tenham que defender fortemente para não ser derrotado caso contrario acabaria por perder o combate,” confessou Midana, contando que estas são uma das fraquezas que todos os atleta africano apresenta nas grandes competições.
Por outro lado, o Atleta Diamantino Iuna Fafe, disse estar pronto para combate desta quinta-feira, e deixou garantias para ganhar o combate a frente do seu adversário.
“Acabei de treinar agora, vou já repousar e controlar o peso, para que amanhã, consigo estar a disposição de lutar, porque neste momento estou pronto para competir contudo não conheço o meu adversário” confessou.
O Lutador guineense, que disse ainda estar optimista para vencer no tapete, e aguarda um combate importante entre as partes, e deixou promessas aos cidadãos guineenses quanto ao bom resultado no combate desta quinta-feira.
“Aos guineenses podem esperar de mim um bom resultado, porque estou aqui em França para representar a bandeira nacional, prometo de tudo fazer amanhã para conseguir um bom resultado, conforme o desejado” concluiu o Atleta.
De salientar que até neste, momento o atleta guineense não conhecia na altura seu adversário, em que previsivelmente segundo a organização poderá o conhecer somente esta quarta-feira, enquanto será também o primeiro atleta guineense a entrar em acção nessa modalidade da Luta Livre nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na categoria de 57 kg; enquanto o seu compatriota o lutador Bacar Ndum vai competir no dia 10, na categoria de 74 kg; e, querem repetir (ou até superar) o feito de seu compatriota. Eles obtiveram cotas no Pré-Olímpico da modalidade.
Ndum, especificamente, chega para a disputa Olímpica como 10º colocado do ranking mundial em sua categoria e um dos oito cabeças de chave. Ele começa directamente nas oitavas de final e com duas vitórias se credencia à disputa de medalhas.
ITF/IT
//RTB
0 Comments