PAIGC reconhece Umaro Sissoco Embalo como presidente da República

A segunda vice-Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Maria Odete Costa Semedo, afirmou hoje, 09.09.20, que com o pronunciamento final do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o contencioso eleitoral, o seu partido passará a reconhecer Úmaro Sissoco Embaló como Presidente da República da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas, Odete Semedo afirmou que o PAIGC é um partido que pauta pela legalidade e respeita as leis, e lembrou que o presidente do partido e a direção superior haviam prometido respeitar os resultados, assim que o Supremo Tribunal de Justiça, na veste do Tribunal Constitucional, se pronunciasse sobre o contencioso eleitoral.

Odete Semedo que falava a imprensa à saída de um encontro com Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, disse que se o STJ sabia que seria esta a decisão então para que foi toda a demora, sublinhando que podiam ter tomado essa decisão desde o primeiro momento em que o PAIGC interpôs o recurso.

A 2ª vice do PAIGC afirmou que o STJ levou tanto tempo, penalizou muito o povo guineense e no fim, deram uma volta de 720 graus para chegar a um acórdão que, acrescentou a dirigente, que não valia a pena ter-se perdido muito tempo.

Instado se o PAIGC reconhece agora o atual executivo liderado por Nuno Gomes Nabian, Maria Odete Costa Semedo revelou que falaram com o chefe de Estado sobre este assunto, e que iriam reportar à direção superior dos libertadores a discussão sobre essa matéria, prometendo que, no momento oportuno, o partido tomará providências devidas para depois informar o Chefe de Estado a decisão.

De recordar que, esta audiência foi convocada pelo Presidente da República para termos uma conversa sobre a governação e alguns aspetos da política guineense.

Odete Costa Semedo garantiu também que depois de ser discutida e tirar ilações, vão voltar a reunir-se com o Chefe de Estado guineense Sissoco Embaló.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap